terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aprendendo com e ao longo da vida

A educação é um lento porcesso de aprender o que é significativo para a vida, aprender a tornar-se cada vez mais livre, mais independente de tudo o que nos foi imposto, trazido de fora.
O maior desafio que temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. De nada adianta, saber muito, se não aplicarmos nas nossas vidas.
A educação é eficaz quando consegue que casa um de nós se sinta motivado internamente a querer conhecer mais e a procurar mudar o seu comportamento, as atitudes e os valores ao longo da vida.
Portanto, podemos transformar a nossa vida em permanente, paciente, afetuoso e emocionante processo de aprendizagem. Em todos os nossos tempos, em todas as situações podemos aprender muito ou pouco dependendo da atitude profunda em relação à nossa motivação.
Mas, isso pe permitido quando avançarmos cada etapa da vida, permitindo gostar de aprender mais e mais. Esse é um dos encantamentos da vida: poder evoluir, crescer, ser pessoas plenas e fazer valer a pena.

Nenhum comentário: